domingo, 24 de junho de 2012

Fique "Wide Awake" para entender Katy Perry










Pra início de conversa, eu  gostei muito dela na época do despretensioso One Of The Boys, porém os novos rumos que ela tomou com o segundo álbum, me fizeram detestá-la num grau que não tenho por nenhum outro artista. Então eu não seria a pessoa mais indicada a falar sobre esse novo vídeo da Katy Perry. Porém, como amante de cultura pop, estou aprendendo a engolir alguns sapos me vi obrigado a escrever sobre. E relaxem, vou criticar, mas sem atacar.

A faixa "Wide Awake" é a última a virar single, encerrando de uma vez por todas a era do bem-sucedido Teenage Dream.


Vi muita gente achando confuso o vídeo, que eu achei uma ótima sacada. Embora o single seja fraquíssimo, é sem dúvidas, o melhor vídeo dela até hoje. Apesar de eu não gostar muito de vídeos com chroma key, os efeitos alí são muito bons e cheios de simbologia, o que deve ter causado confusão para alguns. 

Para os que conhecem pelo menos um pouco da carreira dela, acho que ficam bem claras as várias referências. Aos não-entendidos, eis a minha explicação :

Katy cresceu numa família cristã da igreja Pentecostal Americana, e não teve a oportunidade de aproveitar a sua infância como as outras crianças. Antes de todo o desenrolar da história, temos a primeira simbologia do clipe, a fruta, que poderia significar o "pecado", representando o que era pra ela, sair do meio gospel onde foi criada e chegou a lançar álbuns, e partir para um outro seguimento musical,  fato que se comprova quando as paredes, que simbolizam os familiares, começam a lhe pressionar, como que se exigissem um posição clara dela em relação àquilo.

A menina do clipe representa toda a proposta do "Teenage Dream", que nada mais é, que a visão da Katy sobre como sua vida teenager deveria ter sido (Na verdade, ela queria "viver" com o álbum tudo aquilo que ela não pode quando pequena) e o que de fato ela viveu. A menina (a era "Teenage Dream") a acompanha nos momentos que a seguem, de dificuldades e desilusões amorosas (o homem vestido como príncipe encantando, é uma clara referência ao Russel Brand).

No finalzinho, quando a menina monta em sua bicicleta e parte, simboliza o fim dos trabalhos do álbum, a Katy se encontra em outro ambiente, iluminado, se opondo aos primeiros momentos dark do clipe, restando em suas mãos a borboleta deixada pela menina, significando a essência da sua transformação da criança/adolescente insegura e medrosa Katheryn Elizabeth Hudson, na diva pop Katy Perry. Quando Katy abre a mão para saber o que é, descobre, já com sua roupa de fazer shows, uma borboteta colorida e brilhante, representando seus sonhos. Mas a borboleta foge, mostrando que Katy ainda tem um longo caminho pela frente em busca de seus sonhos.Quando de repente, ela desperta de seu transe.

É hora do show ! 








E aí, alguma outra interpretação do vídeo ?!









Cause baby you're a firework
Come on show 'em what you're worth







Um comentário:

  1. Nossa, sem palavras pra dizer sobre esta magnifica interpretaçao. Tu é fera amigo.

    ResponderExcluir